segunda-feira, 18 de julho de 2011

O que? Quem? Distrações e De$empenho



Como identificar e combater a distração no ambiente empresarial? Iremos agora iniciar uma abordagem sobre esse tema que tem grande influência no desempenho de qualquer profissional independente da área de atuação. Através de situações exemplificarei a questão em suas especificidades e logo após as possíveis saídas.

Para contextualizar devo ressaltar que na sociedade da tecnologia da comunicação e da informação são produzidas muitas interferências que prejudicam a execução de tarefas. Vivemos também o dilema do pouco tempo e o muito que fazer. Uma grande inimiga da prioridade e do desempenho neste contexto é a distração.

Estou escrevendo sobre esse assunto e bem no momento que redijo chegam vários e-mails sem importância e minha mãe liga também apenas para perguntar se está tudo bem. Não vou ver os e-mails e nem respondê-la (peço desculpas) e te digo já o motivo.

Segundo ROCK (2009) as distrações dividem-se em duas partes: internas e externas. Não é realmente tentador quando você está trabalhando em algo e de repente aparece a mensagem “novo e-mail”? Ou quando algum amigo liga para você? Com relação às distrações externas o autor propõe uma técnica simples desligue todos os aparelhos ou programas que lhe interrompa quando você precisa ter atenção focada em uma única tarefa.

Já as distrações internas são em parte produto da nossa “Atividade Neural Ambiental” onde o cérebro se reconfigura o tempo todo e tem a tendência de deixar a atenção “sem rumo” durante esse processo. Segundo os estudos quando você não está com muito para fazer a “Rede Automática” é ativada, está rede leva você a prestar atenção a sinais internos, como estar mais ciente de algo que incomoda você. Para combater as distrações internas o autor propõe que devemos estar cientes dos nossos processos internos para inibi-los antes que eles tomem controle da situação. Por exemplo, quando sinto que estou preocupado com algo pessoal e isto influi em minha atenção posso ficar mais propenso para mandar um e-mail ou ligar para tratar de um problema que na verdade não será resolvido naquele momento. Neste caso devo evitar essa ação antecipadamente.

As consequências da distração podem ser desde enganos em tarefas importantes até esquecimentos de boas ideias. Também vale lembrar que estar sempre conectado a vários aparelhos e programas diminui a sua capacidade intelectual. Combata as distrações internas e externas!

Manter o foco é a grande arte do desempenho.



Abraço a todos.


Fonte:

ROCK, David. Your Brain At Work. 2009.
 
Veja outros artigos em http://solucaox.blogspot.com/ e acompanhe as minhas atividades em http://twitter.com/solucao_x Solução X oferece cursos e treinamentos feitos sob medida para a sua empresa. Consulte através do e-mail solucao_x@hotmail.com
Bookmark and Share

Nenhum comentário: