quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ajudando ou Atrapalhando? Os perigos da sugestão.

O artigo anterior “Feedbacknão é o melhor caminho” levantou uma alternativa para o feedback, manter o foco e ajudar na solução do problema, mas a sugestão tem seus pontos positivos e negativos.

Segundo o autor quando sugerimos uma informação básica que o colaborador pode encontrar de forma óbvia, isso age como um “insulto” a inteligência do mesmo. O excesso de sugestões tira a autonomia do funcionário, pois o mesmo é privado de tomar as decisões. Dar a oportunidade do colaborador de encontrar a solução é uma forma de elevar o seu status mesmo que o companheiro não tenha uma promoção. O sentimento de autonomia e de certeza é elevado desta forma. Quando o colaborador acha a solução, a energia do insight é extremamente estimulante.

De acordo com David Rock apesar da ineficiência de dar sugestões, é comum as pessoas se apresarem para dar “conselhos”. Esperar que as pessoas  desenvolvam suas próprias soluções realmente requer esforço, é preciso ter paciência. O gestor precisa muitas vezes inibir o seu desejo de resolver tudo sozinho. É preciso encontra um meio termo entre ajudar, deixar fazer e delegar “totalmente”.
           
Convido vocês a continuarem a leitura no próximo artigo ”A Solução X(infalível) existe?”, onde trataremos sobre a abordagem para soluções de problemas individuais e coletivos. Aguardo vocês.

Fonte: ROCK, David. Your Brain at Work.

Nenhum comentário: