quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mudei de organização e não sei mais comunicar. O que fazer?



Comunicação é simplesmente uma habilidade ou uma habilidade em construção contínua? Ao trocarmos de organização estamos aptos automaticamente a exercer com mesma facilidade a comunicação? Quais são os meios para superar essa situação?
 Podemos afirmar que a comunicação é uma habilidade com construção contínua, pois segundo KORZYBSKI (1933) em seu livro Sanidade e Ciência afirma que para interagirmos e sermos entendidos usamos vários elementos (hábitos, tradições, símbolos, etc.) que tem seus significados, implicações e conotações próprios.
Quando trocamos de organização não estamos aptos para comunicar com facilidade em um primeiro momento, pois dos elementos citados no parágrafo acima devemos destacar significado, implicações e conotações. Uma palavra ou frase que soava perfeitamente “tranquila” no seu local de trabalho, o qual você já estava adaptado, pode soar de modo estranho ou inadmissível em outro local. 
Para superar essa situação o “mapa verbal” (escrito e falado) deve ser reajustado para diminuir ou eliminar essa dissonância entre contextos distintos. Observar e mapear as interações do novo contexto entendendo seus hábitos, tradições, etc., é uma estratégia para reformular o “mapa verbal”. Temos vários mapas verbais, pois transitamos por vários “territórios semânticos”. Não deixe que a habilidade de um mapa verbal seja uma bússola sem rumo em outro contexto/empresa.

Cada organização tem seu “idioma” faça o curso antes de comunicar. 


Fonte:



KORZYBSKI, Alfred. Science and Sanity. 1933.

Nenhum comentário: